quarta, 10 de junho de 2026

Blitz da Lei Seca autua 43 motoristas e fiscaliza quase 2 mil veículos em Rio Preto

As ações de fiscalização do Detran-SP para combater a mistura perigosa de álcool e direção resultaram em 43 autuações na última semana. Durante as operações realizadas no município, as equipes…
Foto: 01/02/2013. Credito: Beto Novaes/EM/D.A Press. Brasil. Belo Horizonte - MG. Testes com o bafometro, depois que a pessoa usa varios produtos que contem alcool. Na foto, Martinha, antes de consumir bombom com licor.

As ações de fiscalização do Detran-SP para combater a mistura perigosa de álcool e direção resultaram em 43 autuações na última semana. Durante as operações realizadas no município, as equipes abordaram um total de 1.775 veículos com o objetivo de prevenir acidentes e conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir após beber. As blitze focaram em identificar tanto aqueles que apresentam sinais de embriaguez quanto os que tentam evitar o teste do bafômetro.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob efeito de álcool ou recusar-se a fazer o teste são consideradas infrações gravíssimas. Para quem sopra o bafômetro e atinge até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar, ou para quem se nega a soprar, a punição é severa: multa de R$ 2.934,70 e a abertura de um processo para a suspensão da carteira de habilitação. Caso o motorista seja flagrado novamente na mesma situação dentro de um ano, o valor da multa dobra, ultrapassando os R$ 5.800,00.

A situação se torna ainda mais complicada para quem reincide durante o período em que a CNH já está suspensa. Além do prejuízo financeiro, o condutor corre o risco de ter o documento cassado definitivamente. Se isso acontecer, o motorista perde o direito de dirigir por dois anos e, após esse prazo, é obrigado a refazer todo o processo de habilitação do zero, desde as aulas teóricas até os exames práticos.

As punições mais rigorosas, no entanto, são aplicadas nos casos de embriaguez ao volante, quando o teste aponta um índice igual ou superior a 0,34 miligramas de álcool. Nessas situações, a conduta deixa de ser apenas uma infração administrativa e passa a ser tratada como crime de trânsito. Além de arcar com a multa pesada e perder a licença para dirigir, o motorista é preso em flagrante e encaminhado diretamente ao distrito policial para responder criminalmente pela atitude.

Notícias relacionadas