Um homem de 56 anos, morador de Birigui (SP), é a primeira vítima fatal da dengue no estado de São Paulo em 2025. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (16). Segundo a Prefeitura de Birigui, a vítima residia no bairro Jardim São Conrado.
Em 2025, Birigui já contabiliza 44 casos confirmados de dengue e outros 324 estão sob investigação. Em 2024, o município registrou 4.087 confirmações e dois óbitos pela doença.
Dados consultados pela reportagem em 15 de janeiro mostram a concentração de casos prováveis de dengue em outras cidades do noroeste paulista: São José do Rio Preto com 4.948 casos e Araçatuba com 1.281. Ribeirão Preto também apresenta um número elevado, com 1.168 casos prováveis.
No estado de São Paulo, 8.414 casos da doença foram confirmados nas primeiras semanas de 2025, conforme dados do Ministério da Saúde atualizados em 15 de janeiro. Outros 19,9 mil casos estão em investigação.
Apesar da confirmação do Ministério da Saúde, a morte em Birigui ainda não consta no sistema de monitoramento do governo estadual. O estado justifica que “eventuais divergências de dados podem ocorrer dada à periodicidade da atualização e a possíveis alterações realizadas nas fichas de notificações dos casos, preenchidas pelos municípios [no sistema do Ministério da Saúde]”.
A maior parte dos casos registrados neste início de ano está concentrada na região noroeste paulista. A capital paulista soma 588 confirmações e uma morte em investigação.