sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Birigui e Jales se destacam em evento no MS

Montados em cavalos, bois, charretes, carros de bois e até carros de bode, mais de mil cavaleiros ‘tomaram’ as ruas do centro de Três Lagoas no último sábado (8) durante…

Montados em cavalos, bois, charretes, carros de bois e até carros de bode, mais de mil cavaleiros ‘tomaram’ as ruas do centro de Três Lagoas no último sábado (8) durante a realização da 7ª Cavalgada Sul-mato-grossense, na cidade. Foram em torno de 20 comitivas da cidade e municípios vizinhos, que trajadas a caráter desfilaram pelas principais avenidas da cidade reviver um pouco da cultura do transporte de gado da região no passado. Ao som do estilo sertanejo raiz, que abriu espaço à música country, cavalos, montados por jovens e adultos, ganharam espaço entre carros e motos e chamaram a atenção de populares.

Segundo Antônio Ramos, o “Toninho”, vice-presidente da Associação Cultural Sertaneja de Três Lagoas, o evento, idealizado pelo vereador Ângelo Guerreiro (PDT), foi iniciado às 10 horas, quando as comitivas deixaram o terreno na avenida Clodoaldo Garcia. Logo após, os cavalos percorreram as avenidas: Rosário Congro, Antônio Trajano e Filinto Müller, até a chegada a sede do Clube ADC São Luiz.

Entre as maiores comitivas se destacaram as das cidades de Jales, Birigui, Paranaíba e a comitiva Sul-Mato-Grossense, de Três Lagoas – que reuniu o maior número de participantes: cerca de 80 cavaleiros.

Mas um dos pontos altos da atração foi os lendários carros de bois. Foram três ao todo, um deles veio da região de Castilho e Andradina (SP), que também marcaram presença no evento com comitivas. Assim como eles, uma carruagem de 1.840, trazida da região de Campinas também chamou atenção daqueles que pararam para ver a comitiva passar.

Após percorrer todo o trajeto, que foi escoltado pela Polícia Militar, cavaleiros e convidados se concentraram no clube para dar início às séries de competições. Membros da organização, que reuniu em torno de 20 pessoas, também auxiliaram no trajeto dos animais.

A primeira disputa da tarde foi a famosa ‘queima do alho’, quando cozinheiros natos se reuniram para uma pequena mostra da culinária sertaneja de cada região. Logo em seguida, foram realizadas as competições de corridas de cavalo e de carroças. Além deles também foram premiados os primeiros colocados de cada modalidade, em que se destaca a de melhor comitiva. “O prêmio é dado para a comitiva mais organizada, mais bem equipada e a que utiliza todos os petrechos necessários para uma verdadeira comitiva”, lembra Toninho. Os primeiros colocados foram premiados com quantias que variaram de R$ 150 a R$ 300,00, de acordo com a modalidade.

A estimativa da organização é de que mais de 3 mil pessoas tenham passado pelo clube na tarde de sábado. Porém a festa encerrou apenas à noite. A 7ª edição da Cavalgada foi encerrada com chave de ouro por um ‘bailão’ com o grupo Canto da Terra.

Notícias relacionadas