Um biomicroscópio, também chamado de “lâmpada de fenda”, foi encontrado na tarde desta quarta-feira (29) abandonado na conhecida “Praça do Senac”, na Vila Santa Cruz, em Rio Preto. O clique foi feito pelo jornalista Alexandre Gama, que chegou a falar com um morador em situação de rua. Na ocasião, o homem disse que deixaram o equipamento no local na noite de ontem (28). Ele chegou a retirar algumas peças para vender.
De acordo com a médica Thais Tanios, que integra o corpo clínico de um hospital oftalmológico da cidade, o equipamento parece estar incompleto. A médica também acredita que é pouco provável que o instrumento tenha sido descartado por algum proprietário, devido ao valor que ele é vendido no mercado, acima de R$ 17 mil. O aparato tem ainda um monitor ao lado, que teria outra utilidade. No Plantão Policial, não houve registro de ocorrência de furto em clínica oftalmológica no município.
A “lâmpada de fenda” é usada em exames oftalmológicos e permite a visualização ampla de toda a estrutura do olho. É uma espécie de lente de aumento com boa iluminação.
A Secretaria de Serviços Gerais informou que mandou recolher o material descartado na praça. Os equipamentos serão levados para a garagem da secretaria, onde ficarão guardado até saber o que ocorreu ou se alguém se manifesta alegando propriedade.