Biólogos em Utrecht, na Holanda, ficaram surpresos ao encontrar uma colônia incomum de briozoários, pequenos invertebrados que formam aglomerados em formato de um “saco laranja brilhante”.
Esse espécime foi descoberto no fundo de uma ilha flutuante. A ecologista Anne Nijs explicou ao site holandês “AD” que os briozoários, conhecidos também como “saco de água”, são animais que se organizam em colônias e podem atingir até 2 metros de diâmetro. Nos EUA, são apelidados de “a bolha” devido ao formato singular.
Os briozoários não são nativos da Europa; são originários do leste dos EUA e foram vistos pela primeira vez no continente europeu em 1883, na Alemanha. Desde os anos 1990, têm sido observados com maior frequência em diferentes áreas da Europa, embora a ocorrência permaneça rara na Holanda.
Anne Nijs enfatizou que, embora a presença dos briozoários seja incomum na região, eles não oferecem risco ao ecossistema local. No entanto, essas colônias morrem no outono, liberando um odor característico que pode ser intenso.