Uma anotação encontrada durante os trabalhos de reforma no presídio de Araraquara revela detalhes do plano da rebelião que destruiu a penitenciária. O bilhete foi escrito pelo preso Valdemir Coutinho Magalhães, o Negrinho, preso por seqüestro
Ele teria recebido a ordem para destruir o presídio de Orlando Mota Júnior, que está na penitenciária de Presidente Venceslau, onde ficam os principais líderes do PCC, inclusive Marcola.
O motim do último dia 16 destruiu totalmente as dependências do presídio. O bilhete foi anexado ao inquérito administrativo e o governo do Estado decidiu suspender a reforma em Araraquara.
No final da tarde de ontem, uma lista com os nomes dos presos dos regimes aberto e semi-aberto foi encaminhada à procuradora Heloisa Helena Machado. Estes presos podem ser transferidos para outras unidades onde a situação seja mais tranqüila.
Um grupo de presos tentou abrir um buraco no muro do pátio onde estão confinados em Araraquara. Policiais tiveram de disparar tiros de borracha para conter a tentativa de fuga e dois presos precisaram de atendimento médico.