A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. Pensando em incentivar essa prática e em formar leitores e produtores de textos, a Prefeitura Municipal de Fernandópolis através da Diretoria Municipal de Educação, tornou possível o projeto “Biblioteca Volante”. O objetivo é levar a leitura a todas as unidades escolares, praças e bairros, não só de nosso município, mas também da região; o que já é uma realidade.
A equipe da Diretoria de Educação engajou-se na idéia da idealizadora do projeto, Maria Cirlei Pagliarani Branco, e após estudos e preparação do projeto, um ônibus foi adaptado para a montagem da biblioteca, que recebendo o nome da idealizadora foi inaugurada em março de 2008. De acordo com Maria Cirlei, “É imprescindível que as crianças percebam que ler é uma atividade importante, como também para o adulto que gosta de ler e deve ser um incentivador da leitura. Só assim teremos bons leitores e produtores de textos”.
A Biblioteca Volante tem sido constantemente requisitada por escolas públicas e particulares, Centros de Referência de Assistência Social, Universidades, e para eventos como Exposição Agropecuária e nas principais praças do município. Os alunos têm aderido ativamente ao projeto, e os professores, consideram que essa iniciativa colaborou para o desenvolvimento da leitura e contribuiu para despertar a criatividade. Em algumas escolas da rede municipal, alunos idealizaram suas próprias bibliotecas volantes adaptando carrinhos de supermercados.
“Com essas iniciativas simples, porém relevantes, acreditamos que o leitor passa a respeitar e valorizar a leitura que é fator fundamental para a vida de qualquer ser humano. Por isso, acreditamos nesse importante projeto que incentiva crianças, jovens e adultos ao caminho da leitura”, declarou a prefeita Ana Bim.