sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Biblioteca Municipal receberá amanhã bate papo com escritores

A Biblioteca Municipal de Fernandópolis receberá na próxima quarta-feira (02), dois dos mais renomados escritores do Brasil na atualidade: Ilan Brenman (autor de “O alvo”, eleito o melhor livro infantil…

A Biblioteca Municipal de Fernandópolis receberá na próxima quarta-feira (02), dois dos mais renomados escritores do Brasil na atualidade: Ilan Brenman (autor de “O alvo”, eleito o melhor livro infantil de 2011) e Marcelino Freire (criador do livro “Contos Negreiros”, vencedor do Prêmio Jabuti de 2006).

Os escritores vêm à Fernandópolis através do programa “Viagem Literária”, uma parceria entre as secretarias Estadual e Municipal de Cultura, cujo objetivo é aproximar o público dos autores, livros e da própria biblioteca.

Brenman e Freire participarão do “Bate-papo com Escritor”, evento que levou mais de 600 pessoas à Biblioteca Municipal no ano passado, quando os convidados foram Zé Bocca, Marcos Boi, Rolando Beltran, Ricardo Ramos Filho e João Paulo Cuenca.

ILAN BRENMAN

Ilan Brenman é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países. O despertar da paixão pela literatura infantil e juvenil começou em 1992 quando ainda trabalhava como estagiário num projeto de educação não formal e encantava crianças contando histórias. Remonta desta época suas primeiras criações literárias como o famoso “O pó do crescimento e outros contos”.

Brenman fez mestrado e doutorado na Faculdade de Educação da USP. Seus trabalhos acadêmicos sempre defenderam uma literatura infantil e juvenil livre da ideologia do “politicamente correto” e com muito respeito à inteligência e a sensibilidade da criança e do jovem leitor. Em maio de 2012 sua dissertação e sua tese se tornaram livros e foram publicados pela Editora Aletria.

Já publicou mais de 60 livros infantis e juvenis. Ganhou diversas vezes o selo “Altamente Recomendável” pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Pela mesma Fundação ganhou três prêmios: Melhor livro para Crianças 2011, pelo livro “O Alvo” (Ed. Ática); Melhor livro de reconto 2009, pelas “14 Pérolas da Índia” (Ed. Binque Book; e Melhor livro-Imagem 2010, pelo “Telefone sem Fio” (Ed Cia da Letrinhas).

Seus livros são também presença constante no catálogo brasileiro levado a feira Internacional de Bolonha. Em 2012 seu livro “O Alvo” (Ed. Ática), foi selecionado para o catálogo Withe Ravens (Munich/Alemanha), o que significa fazer parte do melhor que foi publicado no mundo em 2011.

MARCELINO FREIRE

Marcelino Freire começou a carreira escrevendo peças de teatro, mas descobriu na literatura sua verdadeira vocação. É autor de “EraOdito” (Aforismos, 2ª edição, 2002), “Angu de Sangue” (Contos, 2000) e “BaléRalé” (Contos, 2003), todos publicados pela Ateliê Editorial.

Em 2002, idealizou e editou a “Coleção 5 Minutinhos”, inaugurando com ela o selo eraOdito editOra. É um dos editores da “PS:SP”, revista de prosa lançada em maio de 2003, e um dos contistas em destaque nas antologias “Geração 90” (2001) e “Os Transgressores” (2003), publicadas pela Boitempo Editorial.

CAPACITAÇÃO

Para receberem a visita dos escritores, os funcionários da Biblioteca Municipal de Fernandópolis participaram de uma palestra na Biblioteca Pública de São Paulo, com o diretor estadual da Viagem Literária, Marcos Kurt.

Além de Kurt, o evento preparatório contou com a presença do ilustre escritor brasileiro Inácio de Loyola Brandão, autor dos best-sellers “Zero”, “Não Verás país nenhum” e “O Anônimo Celebre”.

Após a palestra, os representantes fernandopolenses receberam o material de divulgação da Viagem Literária.

Notícias relacionadas