A Biblioteca Municipal “Castro Alves” completa nesta terça-feira 24 anos de instalação no prédio da Praça Cívica, no centro de Votuporanga. Inaugurado em 1º de agosto de 1982, o espaço é hoje uma das principais fontes de pesquisa de estudantes em Votuporanga e uma forma de incentivo à leitura para a população, já que não é cobrada nenhuma taxa ao usuário.
Até 1982, a biblioteca municipal funcionava em um outro local na rua Pernambuco, entre as ruas Santa Catarina e Alagoas. No novo endereço, a população ganhou um espaço mais adequado e o prédio tornou-se um dos cartões postais da cidade por sua beleza.
Segundo o prefeito Carlos Eduardo Pignatari, o novo local deverá passar por reformas neste ano. Após a conclusão das obras na Concha Acústica, a próxima etapa naquela região será a reforma geral da Biblioteca. “Queremos resgatar a beleza do prédio, mantendo a sua estrutura, mas oferecer um espaço ainda melhor para a população”, afirmou.
O local recebe atualmente cerca de 200 pessoas por dia, no período das 8 às 18 horas, para consultar ou tomar como empréstimos um dos títulos da biblioteca. No total são 26.488 obras, desde livros especializados até clássicos da literatura. Há dois anos o acervo era de 24.723, o que totaliza um crescimento de 1.765 novos títulos.
Toda a população tem direito de utilizar o sistema de empréstimo de livros, basta apenas preencher um cadastro na biblioteca. Os interessados devem apresentar carteira de identidade e comprovante de endereço. Menores de 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Neste sistema, as pessoas retiram o livro e têm um período pré-determinado para ler e em seguida devolver no prazo estipulado. Caso haja atrasos na devolução são cobradas multas, cujos recursos são utilizados para aquisição de novas obras.
Além de livros, a biblioteca disponibiliza também para consulta revistas e jornais locais, regionais e nacionais. A pesquisa pode ser feita dentro do prédio, onde são disponíveis mesas para realização de trabalhos, consultas e leituras.