Nascido em Fernandópolis e residente em São Paulo desde 1963, Leônidas Leone é contador aposentado, com 72 anos. Amante da leitura desde criança, começou lendo revistas em quadrinhos e depois passou a se interessar por enciclopédias e literatura mundial.
A partir daí não parou mais, passou a comprar todos os livros que lhe interessavam, formou uma biblioteca particular em sua casa, e hoje decidiu doar seus livros. A biblioteca de Jales foi a escolhida para receber suas doações, devido a sua amizade e consideração por Rosangela e Hélio Menezes Arcomim.
Leônidas manda todos os meses uma remessa de livros, inclusive arca com as despesas de Sedex. São coleções raras, como as de Historia Geral, Historia da Arte, Gênios da Pintura, Mitologia Grega, Nações do Mundo, Patrimônio da Humanidade, Misticismo, religiões e vários outros livros de literatura estrangeira e brasileira.
Já doou 300 livros, os quais têm enriquecido o acervo da biblioteca da cidade, já que são livros raros que não existem nas bibliotecas da região. Doou também livros para a biblioteca de Fernandópolis e Auriflama, onde ainda têm parentes e amigos, porém, a maior parte doada foi destinada a biblioteca de Jales.