sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bento XVI vem ao Brasil em 9 de maio

Nos próximos dias, o Vaticano vai confirmar a programação oficial do papa no Brasil. O roteiro deve incluir encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo,…

Nos próximos dias, o Vaticano vai confirmar a programação oficial do papa no Brasil. O roteiro deve incluir encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, passeios de papamóvel e muito repouso no Mosteiro de São Bento.

A chegada de Bento XVI está marcada para 9 de maio, à tarde, na Base Aérea de São Paulo, em Cumbica. No local, o papa deverá ser recebido por Lula, pelo governador José Serra, pelo prefeito Gilberto Kassab e representantes da Igreja.

De Cumbica, Bento XVI vai de helicóptero para o Campo de Marte, onde recebe a chave da cidade. Segue para o Mosteiro de São Bento, no centro, onde passará boa parte do tempo.

Lá, o papa terá um quarto privativo com 38 m², incluindo banheiro, dormitório e um escritório particular com acesso à internet. Com ele ficarão os 12 principais assessores da comitiva papal. Em frente ao quarto, o papa terá mais uma sala à disposição, com sacada para o Largo São Bento, de onde ele poderá aparecer ao público.

No dia 10, Bento XVI deverá ter uma reunião com o presidente Lula. O local ainda não foi definido, mas a maior chance é que seja no Palácio dos Bandeirantes. Ele volta para o mosteiro, de onde só sairá – de papamóvel– por volta das 18h, para o Estádio do Pacaembu, para comandar um encontro com a juventude católica – quem estiver na Praça Charles Miller poderá acompanhar a cerimônia por telões.

Depois de duas horas no Pacaembu, o papa volta ao mosteiro. No dia 11, às 9h30, Bento XVI chega ao Campo de Marte para celebrar a primeira missa aberta ao público no Brasil. A expectativa é que 1 milhão de pessoas compareçam e que a cerimônia dure cerca de duas horas. Ele volta ao mosteiro e o último compromisso em São Paulo é um encontro à tarde na Catedral da Sé, com o episcopado brasileiro, formado por 400 bispos.

Em Aparecida, o papa vai ficar hospedado no seminário da cidade. No dia 12, ele visita a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, que cuida de dependentes químicos. A segunda missa para o público deverá ocorrer no dia 13, de manhã, ao lado da Basílica. À tarde, ele abre o Conselho Episcopal Latino-Americano e volta para a Itália no mesmo dia.

Notícias relacionadas