Um bebê anencéfalo (sem cérebro), que nasceu no mês passado em Patrocínio Paulista, completou nesta terça-feira 29 dias de vida. A criança, que recebeu o nome Marcela de Jesus Galante Ferreira, têm atraído multidão de relegiosos à cidade e já é considerada pela igreja Católica um ícone mundial da campanha antiaborto.
Não por acaso, bispos de todo o Estado e religiosos do mundo inteiro acompanham o dia-a-dia do bebê, que pode ter alta a qualquer momento e deixar a Santa Casa de Patrocínio Paulista. A criança somente não foi liberada ainda porque a família mora em um sítio e com poucos recursos para cuidar da menina.
Segundo os médicos, geralmente os fetos com esse tipo de problemas não chegam nem mesmo a nascer e morrem ainda no útero da mãe. E, quando chegam a nascer, morrem instantes depois. Aliás, por isso mesmo, recentemente uma mulher grávida de sete meses em Franca conseguiu na Justiça – apesar da pressão contrária de religiosos – interromper a gravidez e retirar a criança, que morreu minutos depois.
De acordo com a direção da Santa Casa, é grande o número de pessoas do país todo que ligam diariamente para saber o estado de saúde do bebê, que por ter nascido sem cérebro não possui o couro cabeludo no alto da cabeça, apenas uma fina membrana. Por sinal é esse o motivo para que ainda não fosse liberada do hospital, pois médicos temem a possibilidade de contrair uma infecção caso vá morar com a mãe, Cacilda Ferreira, na zona rural.