Médicos fizeram uma cirurgia de correção em um bebê que nasceu com o coração fora do peito. De acordo com os doutores, a criança terá uma vida quase normal. Naseem Hasni foi operado no hospital Holtz, em Miami, nos Estados Unidos, logo depois de nascer, no dia 31 de outubro.
Até quarta-feira o estado do bebê era crítico, mas estável. “Ele não vai poder praticar esportes onde pode levar um golpe no esterno, por exemplo”, disse Eliot Rosenkranz, cirurgião cardiotorácico. “Mas ele vai poder participar em outras atividades sociais”, completa.
Antes da cirurgia, o coração de Naseem ficava acima do peito, com a aorta voltando para dentro do corpo. Entretanto, o coração funcionava perfeitamente.
Durante a operação de seis horas, os cirurgiões enrolaram o coração em uma camada da pele da criança, para substituir a falta do pericárdio. Posteriormente, o orgão foi inserido lentamente na caixa torácica.
O defeito congênito com o qual o bebê nasceu é chamado de ectopia cordis. Um ultrassom detectou o problema no final de setembro, quando a mãe sentiu movimentos estranhos do bebê.
Em poucas semanas Naseem receberá uma proteção de plástico para usar sobre o coração. Quando a criança completar seis meses, cirurgiões colocarão pedaços da costelas do bebê para formar um externo.