Um bebê foi atingido por gás de pimenta durante ação da Polícia Militar (PM) em um residencial de Nova Serrana na quarta-feira (12). Moradores registraram o momento da confusão. O bebê foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e liberado.
Segundo a PM, durante atendimento a uma ocorrência de violência contra mulher, houve uma briga generalizada e o gás foi usado para dispensar as pessoas. A síndica do residencial, Elenir Raimundo de Camargos, negou que tenha ocorrido uma confusão generalizada e disse que o caso será registrado na Polícia Civil.
Confusão
No vídeo registrado por moradores, aparece o momento que a mulher chega com os policiais, joga o chinelo em um homem e ele reage atirando um copo de cerveja na direção dela. A bebida, no entanto, atinge um militar que reage.
As imagens também mostram o momento em que outro policial joga o gás de pimenta e as pessoas no local gritam que no local há um bebê de um mês que estava no colo da síndica.
Em outro vídeo, um morador afirma que os policiais militares jogaram gás de pimenta no bebê. Pelas imagens, é possível ver várias pessoas ao redor da menina que está no colo da síndica do residencial. O vídeo também mostra militares próximos ao bebê conversando com ela.
Em seguida, um homem se aproxima, pega o bebê do colo da síndica e sai caminhando com ela nos braços. Eles entram no carro e vão para uma unidade de saúde. O bebê foi atendido na UPA e liberado após atendimento. A família da bebê disse que a criança sofreu queimaduras no nariz, por causa do gás.
Síndica
De acordo com Elenir, ocorria uma confraternização de Dia das Crianças no residencial. Estavam na festa moradores e pessoas convidadas por eles. Durante o evento, houve um desentendimento entre duas crianças e a mãe de uma delas se alterou. Após esse episódio, a família foi embora do local e a festa continuou.
A filha da mulher envolvida no desentendimento das crianças voltou junto da polícia. A moça fez algumas provocações a pessoas que estavam no local e arremessou um chinelo contra um morador, ele revidou jogando um copo com bebida que derramou no policial, e ele reagiu.
“O policial saca o revólver junto das pessoas e ainda tinha crianças no local. O outro jogou spray de pimenta em todo mundo. Inclusive falei que não tinha necessidade disso, ele vendo que eu estava com a bebê”, acrescentou a síndica.
O que diz a PM
De acordo com a polícia, os militares foram até o residencial para atender uma ocorrência de lesão corporal. No local, uma mulher, de 50 anos, disse que tinha sido vítima de agressões. Na área externa do condomínio, havia várias pessoas consumindo bebidas alcoólicas e com o som muito alto. O suspeito da agressão estava entre essas pessoas.
A polícia disse que, ao tentar abordar o homem, começou uma briga generalizada, com arremesso de garrafas de cerveja. Diante disso, os militares usaram o gás de pimenta para acabar com a confusão e conseguiu prender o suspeito.
Ainda de acordo com a polícia, uma mulher disse a filha tinha inalado partículas do gás. Os militares prestaram assistência ao bebê, que foi encaminhado para a UPA. A PM afirma que o gás foi usado na direção dos autores das agressões, mas partículas dele que estavam no ar foram inaladas pela bebê.