Um bebê de 12 dias que se engasgou com leite foi salvo pela mãe na noite de domingo, em Pederneiras, região de Bauru. Vitória Amorim Santezo, de 12 dias, tinha acabado de mamar, segundo a mãe da criança, Sandra Basílio Amorim.
O bebê não respirava e já tinha perdido seu tom de pele natural, com o rosto roxo, característica típica de quem está sufocado.
A mãe, desesperada, ligou para o Corpo de Bombeiros e, com auxílio do marido, Ricardo Santezo, seguiu as orientações fornecidas por telefone para desobstrução das vias aéreas da criança.
Sandra Basílio Amorim virou a filha de cabeça para baixo, com o corpo apoiado em uma superfície plana, e deu tapinhas nas costas, sem sucesso.
Depois, encostou seu lábio ao da filha e soprou com pouca força. Vitória, a partir daí, voltou a respirar. Os bombeiros foram até o local e a levaram para avaliação médica. O bebê passa bem. “Um susto enorme. Graças a Deus acabou tudo bem”, disse a mãe, em entrevista a TV TEM.
“Ainda bem que ela agiu rápido e teve calma para ouvir nossas instruções e executar os procedimentos”, comentou o sargento Celso Ferreira, do Corpo de Bombeiros em Pederneiras.