A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde registrou o primeiro caso do ano por H1N1 em Votuporanga.
Trata-se de uma criança de um ano e meio, que já está em tratamento e passa bem. Em 2015, foram 15 notificações realizadas e nenhum caso positivo.
Neste ano, até o momento, foram três notificações e um caso positivo. A gripe H1N1, ou influenza A (gripe suína), é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas.
Ela se dá pelo contato direto com os objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
É importante que as gestantes e as crianças menores de dois anos que ainda não foram vacinadas contra H1N1 procurem uma das 14 unidades de saúde com a caderneta de vacinação.
As unidades de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Sintomas Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes.
No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza e dificuldade de respirar.
Tratamento É de extrema importância evitar a automedicação, haja vista que o uso dos remédios sem orientação médica pode facilitar o aparecimento de cepas resistentes à medicação.
No caso do H1N1, os ativos fosfato de oseltamivir ou zanamivir, presentes em alguns antigripais (Tamiflu e Relenza), têm-se mostrado eficazes contra o vírus, especialmente se ministrados nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.
Prevenção
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, a Vigilância Epidemiológica recomenda:
* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal; * Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;
* Fazer uso do álcool gel;
* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1, em Votuporanga, será realizada entre 30 de abril e 20 de maio.
VotuporangaTudo