Quem quer parar de fumar, mas não consegue agora terá à disposição em Bauru e de graça um tratamento de um ano de duração com equipe formada por médico clínico geral, psicólogo, assistente social e enfermeiro. E, no início do programa, para enfrentar a crise de abstinência, receberá medicamento. Trata-se do Programa de Atendimento Intensivo ao Tabagista, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que será lançado hoje, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O programa será desenvolvido pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), que já oferece prevenção ao tabagismo, como palestras educativas e ações em datas comemorativas de combate ao fumo. “A partir de agora, vamos fazer a prevenção ao tabagismo e o tratamento dos tabagistas”, frisa Luciana de Oliveira Martins, coordenadora do Caps-AD. Já implementado em outras cidades, o programa para parar de fumar reúne os tabagistas em grupos fechados.
No início do tratamento, o grupo tem sessões semanais com a equipe multiprofissional, que além do medicamento oferecerá ajuda psicológica para evitar recaída. “Não é uma solução milagrosa, um remédio que fará a pessoa a largar o cigarro. Mas sim um tratamento que visa a mudança de comportamento do fumante, que ensina subterfúgio para ele não ter recaída. Mas o sucesso depende da vontade dele de querer parar de fumar”, explica Luciana.
Com o decorrer do tratamento, as sessões diminuem para quinzenais e, depois, mensais. O medicamento, que será oferecido no início da terapia, visa ajudar o fumante a enfrentar a abstinência, para que o corpo não sinta tanto a falta do cigarro. O sistema de tratamento em grupo tem por objetivo que um fumante dê ajuda emocional ao outro para não voltar ao tabaco, semelhantes a grupos que tratam dependentes de outras drogas.