terça, 12 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bauru não receberá recursos para construção e reforma do Fórum

O governo de São Paulo liberou recursos para a construção e reforma de 37 fóruns no estado. O município de Bauru não foi incluído no programa porque não tem terreno…

O governo de São Paulo liberou recursos para a construção e reforma de 37 fóruns no estado. O município de Bauru não foi incluído no programa porque não tem terreno definido para a construção de um novo prédio. Sem isso, não há como conseguir verba para as obras.

Cerca de 141 milhões. O valor liberado será suficiente para a construir nove fóruns, ampliar cinco e finalizar a obra de outros seis, em andamento. Na região, apenas Santa Cruz do Rio Pardo será beneficiada. A reivindicação por um novo fórum em Bauru não é nova. O juiz diretor, responsável pela ponte entre o judiciário municipal e o Tribunal do Estado, explica que não é a primeira vez que o governo de São Paulo diz não a cidade.

O Tem Notícias já mostrou a precariedade do local. Faltam salas, sobram papéis. Os processos ocupam tudo, inclusive banheiros e cozinha. Em 1970, época da inauguração do prédio, a justiça de Bauru tinha quatro varas, três cíveis e uma criminal. Hoje são dezessete.

Promotores e advogados pedem a abertura imediata de mais varas na cidade, e a contratação de mais pessoal foi permitida por meio de concurso já realizado. Mas, no local, não há espaço para isso. Sem providências do executivo estadual, a prefeitura pode ajudar com a cessão de um terreno. Já existe até uma área escolhida, de cinquenta mil metros quadrados, no fim da avenida Nações Unidas, próximo ao zoológico. Mas, legalmente, o local ainda não pertence ao município.

O prefeito Tuga Angerami disse que vai fazer o possível para conseguir um terreno para o novo fórum de Bauru. Mas, o que foi inicialmente escolhido, como dissemos na reportagem, não pertence legalmente ao município.

Notícias relacionadas