Na manhã de terça-feira (27), o 6º Batalhão, apelidado de “Batalhão dos Poderes” devido à sua incumbência de proteger a Esplanada dos Ministérios, organizou uma reunião na Igreja Universal. As imagens revelam policiais militares uniformizados no local, participando ativamente das pregações ministradas pelos pastores. Com informações do ICL Notícias.
A convocação foi feita por meio de um grupo de WhatsApp, e os policiais foram compelidos a comparecer, mesmo estando de folga. Para facilitar o deslocamento, a PM disponibilizou transporte partindo da sede do batalhão às 7h15.
A reunião, denominada “Formatura Geral”, ocorre mensalmente ou a cada dois meses, abordando ocorrências, elogios e um balanço do trabalho. Anteriormente, acontecia no Cefor (Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento) da Câmara dos Deputados, mas mudou para a igreja no último ano.
Fontes relatam que a tenente-coronel Kelly de Freitas Souza, supostamente frequentadora da Universal, trouxe a igreja para dentro do batalhão e vice-versa. Kelly, que comandava o “Batalhão dos Poderes”, estava de férias durante os ataques à Esplanada em janeiro, sendo substituída interinamente pelo major Flávio Silvestre de Alencar, atualmente preso e réu sob suspeita de omissão nos ataques.