segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Barretos lidera ranking de eficiência em Educação

O Estadão divulgou “estudo inédito de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas”, sobre a eficiência dos municípios paulistas nos gastos com a educação, colocando Barretos em 1º lugar no ranking das…

O Estadão divulgou “estudo inédito de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas”, sobre a eficiência dos municípios paulistas nos gastos com a educação, colocando Barretos em 1º lugar no ranking das Regiões Administrativas. Cruzando dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com os dados relativos aos recursos públicos aplicados na educação pelos municípios e respectivas regiões todos os dados de 2005 Barretos aparece com destaque. O ex-secretário da Educação, Reginaldo da Silva, observou que “o desempenho de Barretos está muito acima do obtido por outros municípios do mesmo porte e até muito maiores e mais ricos”. A publicação do jornal da capital atribuiu a “eficiência administrativa de Barretos a medidas importantes na educação municipal, como a implantação do ensino em período integral, a adoção do apoio pedagógico aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem e o pequeno número de alunos por turma”. A matéria citou como providências relevantes a criação do Ceforpe Centro de Formação dos Profissionais da Educação, a criação da função de professor-coordenador e a elaboração do material didático pedagógico a ser distribuído gratuitamente aos alunos da rede.

A avaliação da imprensa está absolutamente correta, pois foram as providências pedagógicas e estratégicas que de fato contribuíram para a melhoria da qualidade do ensino em Barretos segundo o ex-secretário da Educação.

Reginaldo da Silva acrescentou que várias outras medidas influenciam decisivamente na evolução da educação barretense nos últimos anos. “Na verdade, há todo um conjunto sistemático de políticas públicas e decisões administrativas adotadas pela atual administração que ajudam a compor um quadro muito favorável à melhoria da qualidade do ensino barretense”, assinalou.

Entre 2006 e 2008, os gestores (supervisores, coordenadores pedagógicos, professores coordenadores e diretores), os professores e grande parte dos funcionários estão sendo capacitados com cursos em nível de pós-graduação, lembrou. O ex-secretário recordou que a criação do Centro de Formação dos Profissionais da Educação CEFORPE tratou justamente de “cuidar da formação continuada dos profissionais da educação e promover a elaboração e produção do material didático pedagógico necessário para a rede municipal de educação”.

Outra medida fundamental para a formação dos profissionais da educação de Barretos e região é a implantação do Pólo de Apoio Barretos de Educação a Distância para apoiar a Universidade Aberta do Brasil e outras instituições que ministram cursos na modalidade a distância frisou Reginaldo da Silva.

Reginaldo da Silva salientou que o Prêmio de Produtividade criando por lei municipal valoriza os educadores. “O prêmio será oferecido a todos os profissionais da educação, de acordo com o rendimento do aprendizado dos alunos ou da escola como um todo, conforme o caso. O rendimento será medido através de avaliações externas ou de índices oficiais de avaliação e da verificação do cumprimento de metas previamente fixadas”, esclareceu.

Notícias relacionadas