Após completar um ano de criação do Barco-hospital Papa Francisco, na última segunda-feira (17), a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus já planeja lançar o barco-hospital auxiliar que deve operar como um complemento do atual.
O projeto, segundo apuração do DLNews, ainda está sendo definido e será construído com verbas destinadas pelo Ministério Público do Trabalho, além de convênios e doações de voluntários. Não há data prevista para o lançamento.
Estrutura
Ainda de acordo com apuração feita pelo DLNews, a ideia de construir um barco-auxiliar surgiu com o primeiro ano de experiência do barco-hospital em atividade.
Para melhorar o atendimento e conforto dos pacientes, a nova estrutura, que será menor, vai ampliar a recepção (para que os assistidos não passem mais em triagens externas, feitas em tendas), ampliar a cozinha (para que as pessoas possam se alimentar enquanto aguardam atendimento), terá mais quartos para hospedar voluntários, vai ampliar a farmácia, além de oferecer mais gabinetes para consultas odontológicas e mais consultórios para o setor de dermatologia.
Barco-hospital Papa Francisco
Em seu primeiro ano de navegação nas regiões ribeirinhas do rio Amazonas, em Belém (PA), o Barco-hospital Papa Francisco na Providência de Deus realizou mais de 50 mil atendimentos e 15 expedições. Os recursos da obra foram provenientes da indenização de dano moral coletivo firmado em 2013 pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15, Campinas), a empresa Raízen Combustíveis S/A (antiga Shell Química e Basf S/A) e o Ministério Público do Trabalho. O projeto total custou R$ 24,5 milhões.
A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, sua idealizadora, também assinou termo de fomento com o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde, no valor de R$ 397 mil por mês, e também teve o apoio das Secretarias Municipais de Saúde da região da Calha Norte do Estado do Pará.
A iniciativa contou com o prestígio do Papa Francisco, que expressou sua satisfação e alegria pela embarcação que levou o nome dele.
“Para além de ser um belo gesto concreto em vista do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que acontecerá em outubro no Vaticano, este hospital fluvial é, acima de tudo, uma resposta ao mandato do Senhor, que continua a enviar aos seus discípulos a anunciar o Reino de Deus e a curar os doentes”, afirmou o pontífice em uma mensagem enviada por ocasião da inauguração oficial do barco, que aconteceu em Belém (PA), no dia 17 de agosto do ano passado.