Homens da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), da Divisão Especializada em Investigações Criminais (DEIC) prenderam nesta sexta-feira (22/9), em São José do Rio Preto, no interior de SP, Israel Domingues de Oliveira, de 70 anos, popularmente conhecido como “Barão do Ecstasy”.
Ele foi encontrado pelos investigadores na casa dele, no bairro João Paulo II. O idoso, que já teve uma vida de luxo financiada pelo crime quando era traficante internacional de drogas, estava levando uma vida simples na região norte da cidade.
De acordo com o delegado Malcolm Montanare Mano, que coordenou a investigação, durante o cumprimento de busca e apreensão na residência, os policiais civis descobriram que havia um mandado de prisão contra o investigado, expedido pela Justiça em 2005. Na época, a DISE deflagrou uma megaoperação que desmembrou a organização criminosa liderada pelo Barão.
“Hoje cumprimos o mandado de busca e apreensão na casa dele após recebermos várias denúncias de que ele continua distribuindo drogas naquele bairro, que já é local de tráfico. Nada foi encontrado na casa dele, que é considerada de alto padrão em comparação às outras casas de moradores de baixa renda. Ao sabermos do mandado de prisão expedido em 2005, prendemos ele e o trouxemos para a DEIC; a pena é de seis anos em regime fechado”, explicou o delegado.
Apesar de parecer um idoso comum e inofensivo, Israel Domingues de Oliveira é um criminoso perigoso, segundo a polícia. Ele já foi preso outras vezes e passou anos na cadeia. Segundo a DEIC, o “Barão do Ecstasy” é pioneiro na importação de drogas da Europa para o Brasil. Quando o entorpecente chegava no país, era distribuído por todo o Estado de São Paulo.
Israel Domingues de Oliveira vai passar por audiência de custódia neste sábado (23/9) e depois será encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto.