sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bandidos usam nomes de delegado e vereadora para aplicar golpes

Nos últimos dias, bandidos tentaram aplicar golpes por telefone em pessoas de Rio Preto e, para isso, usaram os nomes de ao menos dois vereadores da cidade: Renato Pupo (PSDB),…

Nos últimos dias, bandidos tentaram aplicar golpes por telefone em pessoas de Rio Preto e, para isso, usaram os nomes de ao menos dois vereadores da cidade: Renato Pupo (PSDB), que também é delegado da Polícia Civil, e Cláudia de Giuli (MDB).

De acordo com os parlamentares, uma pessoa liga para conhecidos e afirmam, em nome deles, que ocorrerá uma festa patrocinada pelos vereadores. Para “confirmar” presença, a pessoa que recebe a ligação precisa apertar números do celular.

É neste momento que ocorre o golpe e, em diversos casos registrados pelo país, os criminosos conseguem, a partir do momento que a vítima aperta teclas do celular, assumir o aparelho. Os bandidos, então, têm acesso aos contatos e aplicativos utilizados no celular.

A Polícia Militar recebeu, nos últimos anos, em diversos Estados, queixas de desvio de dinheiro de contas bancárias a partir desse tipo de ação.

Um outro crime comum a partir dessas ligações, é o acesso aos contatos e começar, em nome da vítima, pedir doações para eventos, o que aumenta o número de vítimas.

Em Rio Preto, um professor universitário recebeu a ligação em nome de Pupo. Ele desconfiou e não seguiu o que os criminosos pediam. “Não foi registrado boletim de ocorrência, porque o crime não ocorreu. Foi tentativa”, disse Pupo.

Vereadores comentaram o assunto na sessão desta quinta-feira (9) na Câmara de Rio Preto e alertaram que, caso pessoas recebem ligações em nome deles, pode ser tentativa de golpe.

Notícias relacionadas