A Virada Cultural, evento promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo terminou em polêmica no final de semana em Votuporanga.
Com 24 horas de atrações culturais, a iniciativa atraiu milhares de pessoas para o Parque da Cultura, mas uma manifestação política durante o último show da programação promete virar tema de desagravo na Câmara Municipal.
No palco principal do evento, o vocalista do “Grupo Ira!”, o Nasi, aproveitou a interpretação da música “Vamos Fugir” para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, ao contrário do que fez em outras apresentações pelo país, desta vez ele não mirou apenas o atual presidente, mas sim os eleitores dele.
Ao executar o trecho da canção em que diz “tô cansado de esperar que você me carregue”, o vocalista emendou “e os bolsonaristas que o diabo os carregue”.
A manifestação arrancou gritos e aplausos de parte do público e também algumas vaias durante o show. A maior repercussão, no entanto, aconteceu nas redes sociais, após um vídeo com a manifestação se espalhar por grupos de whatsapp.
Nas mensagens, o posicionamento do “Ira!” em si não surpreendeu, uma vez que o grupo já havia feito manifestações semelhantes em outras apresentações. A maior reclamação dos bolsonaristas votuporanguenses, na verdade, está associada ao fato de o ato acontecer em um show bancado com dinheiro público. Só para este ano o governo estadual destinou R$ 15,7 milhões para a Virada SP.
O assunto, inclusive, virou tema de debate interno na Câmara Municipal na segunda-feira, 28. Para a sessão desta terça-feira, 29, alguns vereadores já anunciaram que irão se manifestar com repúdio ao protesto do “Ira!”.