sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Bancos oferecem opções mais caras aos clientes

Os bancos brasileiros estão dificultando a contratação de empréstimos pessoais e incentivando os clientes a adquirirem opções de crédito mais caras, aponta uma pesquisa Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor…

Os bancos brasileiros estão dificultando a contratação de empréstimos pessoais e incentivando os clientes a adquirirem opções de crédito mais caras, aponta uma pesquisa Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgada na última semana.

Entre os meses de março e maio, pesquisadores do Idec visitaram as agências dos seis principais bancos país para solicitar empréstimo pessoal de R$ 300, quitado em cinco parcelas.

Em três instituições (Itaú, Caixa Econômica Federal e HSBC), os atendentes sugeriram a utilização do cheque especial, que chega a cobrar quase o dobro de juros do crédito pessoal.

Outra conclusão do levantamento é a de que as instituições não informam corretamente ao consumidor o Custo Efetivo Total (CET) de cada operação. Segundo o Idec, com exceção do Banco do Brasil (BB), todas a instituições deram informações incompletas ou incorretas. Para não ser prejudicado, o instituto destaca que o cliente precisa estar atento aos prazos para de pagamento. Quanto mais distante da data de contratação, mais custará o empréstimo, uma vez que os juros incidem sobre cada dia transcorrido.

Notícias relacionadas