A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Banco de Leite, realizará no período de 1º a 7 de agosto uma programação especial para divulgar a XV Semana Mundial de Aleitamento Materno. O tema de campanha este ano é “Amamentação: garantir este direito é responsabilidade de todos”.
A equipe do Banco de Leite a partir de amanhã fará visitas diárias nos dois hospitais, com distribuição de cartilhas e orientações às mães com bebês recém–nascidos, tais como o que é preciso para amamentar, quais os cuidados, dentre outros tópicos.
A mesma orientação será repassada aos funcionários da Santa Casa e da Casa de Saúde na quinta e na sexta-feira. Também será apresentada uma proposta de implantação de grupos diários de orientação.
Nas Unidades de Saúde, haverá comemoração entre os grupos de aleitamento do bairro. Será servido um café da manhã a todas as participantes e os profissionais reforçarão a campanha dando novas orientações sobre a importância da amamentação. Amanhã será na Unidade de Saúde da Família (USF) III Res. Bortoloti/Pq das Nações, na quarta-feira será no Posto de Atendimento da Saúde (PAS) VII Dr. Gumercindo H Morales e PAS II Dr. Walter Eleutério Rodrigues, na quinta USF I Dr. Martiniano Salgado e USF IV Carmem Martins Maria Moretin e na sexta no PAS VIII Dr. Jerônimo F. da Costa Neto.
De acordo com a responsável pelo Banco de Leite Maria Alice Guimarães Riva são indiscutíveis às vantagens do aleitamento materno exclusivo (AME) para os aspectos nutricionais e imunológicos, impacto sob a morbi-mortalidade e espaçamentos das gestações.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo sem água, chás ou outros alimentos até o sexto mês de vida do bebê, continuado até aos 2 anos de idade ou mais.
Segundo a pesquisa realizada pelo projeto Amamunic do Instituto da Saúde, a situação do aleitamento em Votuporanga em 1999 era de que 64,5% das crianças de até um ano de idade receberam leite materno. Em 2001 esse índice aumentou para 66,49% e em 2004 foi para 69,44%. Em crianças menos de 4 meses nos respectivos anos, 64,5 % estavam em aleitamento materno exclusivo, no ano seguinte subiu para 42,9 % e no próximo para 60,07. Em crianças menores de 6 meses em 2005 o índice era 35,6% e 51,02 em 2004 %.
Banco de Leite
Atendimento Banco de Leite período de janeiro a junho. Foram desenvolvidas 663 atividades assistenciais, sendo 447 atendimentos individuais e 216 visitas domiciliares; coletados 118,830 litros de leite e distribuídos 99,130. Nesse período o registro foi de 93 doadores e de 223 receptores.