O Escritório de Negócios de Campinas, da Embrapa Transferência de Tecnologia, em parceria com a Embrapa Amazônia Ocidental e a Embrapa Uva e Vinho, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária — Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com apoio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral — Cati e da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Apta, realizam no dia 18 de março, na Estação Experimental de Viticultura Tropical de Jales (SP), um Dia de Campo para apresentação de sua nova variedade de bananeira, a BRS Conquista.
Em 2007 a BRS Conquista foi apresentada à atacadistas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e à consumidores para avaliação sensorial. Este ano a cultivar foi tema de um Dia de Campo no Município de Presidente Figueiredo (AM). Estas iniciativas fazem parte das estratégias de lançamento e promoção da nova cultivar. Em todos estes eventos, a aceitação da BRS Conquista foi evidenciada, tanto por parte dos produtores, quanto dos atacadistas e consumidores. Sua principal vantagem é a resistência às doenças Sigatoka-Negra, Sigatoka-Amarela e Mal-do-Panamá, além do sabor peculiar e boa aparência.
“Este Dia de Campo faz parte de uma série de eventos que iremos desenvolver para apresentação desta nova cultivar, explicou Edison Antonio Bolson, gerente do Escritório de Negócios de Campinas. A BRS Conquista deve movimentar o mercado consumidor de banana, já que se trata de uma variedade diferente das que estão disponíveis atualmente, afirma Bolson”.
O evento terá a participação de Luadir Gasparotto, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental e responsável pelo desenvolvimento da variedade, além dos pesquisadores Rosemeire Lellis Naves e Marco Antonio Fonseca Conceição, da Estação Experimental de Viticultura Tropical de Jales da Embrapa Uva e Vinho, onde está localizada a Unidade Demonstrativa.
Ciro Scaranari pesquisador da Embrapa Transferência de Tecnologia no Escritório de Negócios de Campinas fará a apresentação sobre validação, transferência de tecnologia e tecnologia de produção de mudas da cultivar. Depois da exposição teórica será realizada a visita ao campo onde os produtores e interessados serão esclarecidos sobre irrigação, manejo e a implantação da Unidade Demonstrativa da variedade BRS Conquista. No final do evento os participantes poderão provar a fruta na degustação que será oferecida.