Um grupo de 30 bailarinas do Balé Municipal de Votuporanga estará se apresentando na oitava edição do evento, no palco do histórico Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto
O Balé Municipal de Votuporanga foi selecionado mais uma vez e estará participando da oitava edição do festival “Dança em Foco”, que será realizado nos dias 4, 5, e 6 de julho no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, reunindo mais de 4.500 pessoas entre profissionais na área da dança, coreógrafos, professores e bailarinos. Segundo as professoras Márcia Cristina e Juliana Zocal, a participação de Votuporanga será no dia 5, com duas coreografias de dança contemporânea, envolvendo 30 bailarinas.
O festival é considerado um dos mais importantes do Estado, sendo coordenado pelas professoras Catia Campos e Garima Augusta, que anunciam a realização, em paralelo ao evento, de um workshop para bailarinos nos níveis intermediário e adiantado, com um mestre renomado da dança. O festival não é competitivo, por isso ele integra a classe profissional na área da dança e dá oportunidade de levar toda a comunidade a conhecer o lendário e histórico Theatro Pedro II.
De acordo com as professoras votuporanguenses, o Dança em Foco também integra uma ação social, graças a uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. “Este ano, o foco serão as crianças em situação de risco social, por isso o ingresso para os três dias de apresentação será um pacote de fraldas descartáveis infantis”, informam. O Balé Municipal é mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer, sendo que as aulas são totalmente gratuitas.
Dança em Foco
A primeira edição “Dança em Foco” aconteceu em 2004, durante a comemoração dos 100 anos da Associação Comercial de Industrial de Ribeirão Preto.
Desde então, graças ao grande sucesso de público, fundamentaram-se as parcerias com o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e com a Fundação Pedro II, tornando-se um festival anual não competitivo, aberto à todas as escolas e grupos interessados na nova proposta.No ano passado, foram arrecadados mais de cinco toneladas de açúcar.