As temperaturas altas e a baixa umidade devem prevalecer em boa parte do país até o fim da semana, de acordo com previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A situação é mais crítica no Mato Grosso, onde a umidade relativa do ar atinge níveis abaixo de 20%. No interior de São Paulo a umidade também chegou a níveis de alerta.
Pela escala da OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% são considerados preocupantes; índices entre 20% e 30% indicam estado de atenção; entre 12% a 20%, de alerta; e abaixo de 12%, de alerta máximo.
Da semana passada até ontem (9), Mato Grosso registrou níveis entre 15% e 16% de umidade relativa. Hoje, de acordo com a Defesa Civil, a medição oficial registrou 28% em Cuiabá.
De acordo com o Inmet, as altas temperaturas e a baixa umidade são comuns para esta época do ano, exceto na área litorânea, devido à transição para a primavera.
Em São Paulo, as regiões que mais sofrem com a baixa umidade do ar são o centro-oeste e norte do Estado. Hoje, o município de Votuporanga registrou pela rede não-oficial do Inmet 19% de umidade relativa.
A capital e a região leste também registram baixa umidade, no entanto, com níveis melhores devido à proximidade da região litorânea.
A previsão é de ocorrência de chuvas na segunda semana de setembro em todo país, exceto na região Norte, que registra pancadas de chuvas, de acordo com o Inmet.
No entanto, há a possibilidade de pancadas de chuvas no final desta semana nas demais regiões, segundo o instituto.