Um avião da Emirates voou por quase 14 horas com um rombo na lateral da fuselagem depois que os passageiros relataram ter ouvido um estrondo logo no início da jornada.
O Airbus A380-842 decolou de Dubai (Emirados Árabes Unidos) na última sexta-feira (1/7) com destino a Brisbane (Austrália).
Pouco depois da decolagem e uma vez que o avião estava sobre o oceano, os passageiros relataram ter ouvido o estrondo, mas a tripulação decidiu manter o plano de voo, sem ter conhecimento da extensão do dano, pousando com segurança na cidade australiana da costa leste cerca de 13 horas e meia depois.
Na aproximação ao aeroporto de Queensland, a tripulação contatou o Controle de Tráfego Aéreo para solicitar que os serviços de emergência ficassem de prontidão dizendo que suspeitavam que um pneu havia estourado na decolagem, relata o “Aviation Herald”.
Os pneus estavam intactos. Os serviços de emergência ficaram chocados ao descobrir um rombo na carenagem do lado esquerdo do avião. A carenagem é adicionada à fuselagem por razões aerodinâmicas, produzindo um contorno suave e reduzindo o arrasto.
“Houve um estrondo e eu senti algo no chão também”, disse um passageiro ao ” Courier Mail”. “A tripulação permaneceu calma, parou o serviço de bordo, pegou o telefone e verificou as asas e os motores”, acrescentou.
Um equipe de especialistas descobriu também um parafuso solto no nariz do Airbus, mas ainda não se sabe se os dois incidentes estão relacionado. O dano fez com que o avião não pudesse partir para o voo de volta.