sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

AVCC realiza quermesse e leilão no fim de semana

Para dar continuidade ao projeto de construção do Hospital de Câncer de Fernandópolis e manter atendimento a centenas de pacientes, a AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer), de…

Para dar continuidade ao projeto de construção do Hospital de Câncer de Fernandópolis e manter atendimento a centenas de pacientes, a AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer), de Fernandópolis, realiza uma quermesse e um leilão de animais no fim de semana. As promoções foram organizadas por diretores da associação e voluntários para arrecadar fundos.

A quermesse será hoje, à partir das 19 horas, no Salão Paroquial do Distrito de Dulcelina, distante 20 quilômetros de Fernandópolis. Os organizadores arrecadaram doações de frangos, leitoas, bebidas e doces para venda e leilão. Darci Bertoco, um dos organizadores, disse que o evento reúne centenas de pessoas anualmente.

Neste domingo, a AVCC realiza às 11 horas um leilão de animais em Turmalina, com oferta de gado, eqüinos e bovinos também doados por voluntários. “É um trabalho de ‘formiguinha’, que passa de propriedade em propriedade pedindo doações”, relata Bertoco.

O administrador do Ambulatório de Câncer, Sérgio Felix Nascimento, disse que as promoções são importantes para as finanças da AVCC. “Temos um déficit freqüente em nossas contas. Por isso, a cada dois meses, necessitamos de eventos assim”, explica.

Dia Mundial
No dia 05 de abril de 2005, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) realizou uma cirurgia até então inédita no Estado do Rio de Janeiro para retirada do câncer de pulmão, um dos tipos de câncer mais comuns. O procedimento, realizado com sucesso em um paciente de 65 anos de idade, permite avaliar com precisão o grau da evolução do câncer de pulmão de forma menos invasiva e com muito mais rapidez. Uma boa notícia para a data de hoje, quando se celebra o Dia Mundial de luta contra o Câncer.

Esta cirurgia foi feita através de um método chamado de vídeo-mediastinoscopia. Através de uma pequena incisão no pescoço do paciente, um equipamento especial leva uma micro-câmera até o tórax e transmite as imagens do pulmão para um monitor de vídeo-cirurgia. Ao contrário do método convencional, este equipamento permite a visualização do procedimento não só pelo cirurgião, como por todos os presentes na sala cirúrgica, facilitando o treinamento dos residentes do Instituto.

Contudo, é importante destacar que a descoberta de uma nova técnica cirúrgica não substitui os métodos preventivos para evitar a incidência de doenças como esta. Neste caso, o alerta especial está ligado ao tabagismo, principal agente causador do câncer de pulmão, já que, em 90% dos casos a doença está associada ao consumo de derivados do tabaco.

Embora, no Brasil, o câncer de pulmão tenha sido responsável por mais de 14 mil mortes só no ano 2000, e cada vez mais tenham sido promovidas campanhas contra o tabagismo, estimativas do INCA apontam que, ainda em 2005, cerca de 25 mil novas pessoas serão vítimas da doença.

Você sabia?
David McLean, o cowboy que fazia a propaganda do cigarro Marlboro para a televisão morreu com câncer de pulmão em 1995.

Notícias relacionadas