Foto: O prédio do CAIC está sendo devidamente adaptado para receber os quatro cursos da Universidade Aberta
O prefeito Humberto Parini recebeu nesta segunda-feira a confirmação de que Jales está entre os 150 municípios do país contemplados com um pólo da Universidade Federal Aberta que deverá iniciar seus cursos no próximo ano.
A unidade de Jales vai funcionar no antigo prédio do CAIC, que está sendo adaptado para receber os primeiros quatro cursos que estão sendo pleiteados: Educação Musical, Engenharia Ambiental, Gestão Pública e Pedagogia.
A Universidade Aberta oferece cursos à distância, não presencial, onde os alunos estudam em casa, freqüentando o pólo uma vez por semana, para tirar dúvidas com seus professores.
Os cursos fazem parte de convênios com o Ministério da Educação e Cultura, com apoio das Universidades Federais. No caso de Jales, os cursos de Educação Musical, Engenharia Ambiental e Pedagogia ficaram sob a responsabilidade da Universidade Federal de São Carlos e o de Gestão Pública terá a supervisão da Universidade Federal de Santa Catarina.
O prefeito informou que com a confirmação desses cursos para Jales, o vestibular já deverá ser realizado no início do próximo ano, para que a universidade passe a funcionar a partir de julho.
Para que esse cursos possam funcionar no prazo previsto, a empresa contratada já vem realizando as obras desde o início de outubro e tem até janeiro para concluir a adequação.
Parini lembrou que com a Universidade Aberta, Jales passa, efetivamente, a se constituir em um importante centro regional na área do ensino superior, pois já temos confirmada a Fatec, além do Unijales – Centro Universitário de Jales que sempre ofereceu ensino de boa qualidade, com vários cursos.
Parini destacou a importância desses cursos superiores gratuitos para a formação dos jovens de Jales e da região, que como afirmou, são conquistas não só da administração municipal, mas da população e dos políticos que apoiaram as reivindicações para que tanto a Universidade Aberta quanto a Fatec fossem instaladas em Jales.