O Palácio 22 de Maio – prefeito Edison Rolim foi sede de uma reunião administrativa realizada na tarde desta segunda-feira, 13, com a presença do prefeito André Pessuto, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, prefeitos dos municípios que compõem a microrregião, o provedor da Santa Casa, Marcos Chaer e profissionais do hospital ligados ao departamento administrativo, a presença on-line do deputado federal Fausto Pinato e imprensa local e regional. O encontro contou ainda com a presença do novo diretor da DRS-15, Guilherme Camargo, que também compôs a mesa de autoridades
A reunião teve como proposta levar ao conhecimento de todos a real situação que a Santa Casa de Fernandópolis se encontra, buscando estratégias conjuntas para solução do problema. Na oportunidade, o provedor do hospital, Marcos Chaer, fez uma apresentação explanando a real situação da Santa Casa, como gastos, projetos e demanda de atendimentos.
Guilherme Camargo falou sobre a importância da união de forças na busca de soluções para o hospital. “Lutem pela Santa Casa, estaremos juntos nessa causa para o que precisarem”, disse. Após o pronunciamento das demais autoridades, sugestões e esclarecimentos de dúvidas, o prefeito André Pessuto fez uso da palavra para fazer o anúncio da doação de R$ 2,1 milhões que o município fará para o hospital. O referido valor vem atender uma necessidade emergencial do hospital.
“Neste momento, acabo de protocolar e autorizar a liberação emergencial de R$ 2,1 milhões de reais para nossa Santa Casa. Amanhã, os vereadores irão votar e tenho certeza que irão aprovar, pois todos os vereadores estão de acordo e empenhados em ajudar e estão ajudando muito. Destaco aqui o brilhante trabalho do Dep. Fed. Fausto Pinato, que vem ajudando a Santa Casa com várias emendas e está novamente correndo para socorrer o hospital mais uma vez, como os nossos deputados estaduais Carlão Pignatari, Analice Fernandes e Itamar Borges. Obrigado ao meu amigo e novo diretor da DRS-15 Guilherme por vir a Fernandópolis e mostrar seu interesse em resolver esse problema. Parabéns ao secretário estadual de Saúde Eleuses Paiva pela receptividade e pelo interesse com o assunto. Sem palavras para o novo governador Tarcísio de Freitas, que olhando nos meus olhos disse que não iria nos abandonar e ia ajudar a Santa Casa. Agradeço também ao provedor Marcus Chaer que expôs o problema para as lideranças e juntos vamos procurar fórmulas de resolver os problemas da Santa Casa”, disse o prefeito que ainda complementou.
Pessuto finalizou seu discurso informando que “deixo claro à população que com esse dinheiro estávamos projetando iniciar a reforma de vários postinhos de Saúde, pois essa é a responsabilidade da Prefeitura. Diante o grande problema apresentado, vamos socorrer a Santa Casa e depois vou novamente correr atrás de novos recursos junto com os vereadores e deputados para socorres nossas UBSs”, finalizou.
Em uso da palavra, o deputado Fausto Pinato falou do trabalho desenvolvido em prol à Santa Casa, repasses liberados e a importância da transparência na execução de todas as ações do hospital. “Não vamos deixar a Santa Casa fechar, isso nunca passou pela minha cabeça, sempre tive à disposição da Santa Casa de Fernandópolis e da região. Sempre priorizei a saúde e assim continuará sendo. Faremos o que for possível para recuperar o hospital”, disse.
O projeto de Lei que autoriza o município firmar o referido convênio e fazer o repasse para a Santa Casa será votado na sessão da Câmara desta terça-feira, dia 14. A verba é decorrente de recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Saúde que seriam investidos na reforma e melhorias de Unidades Básicas de Saúde e demais órgãos de saúde do Município.