sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aumento no IPTU chega a 1000% em Hortolândia

O aumento em alguns carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) deixou muitos proprietários de imóveis na cidade indignados. Há casos…

O aumento em alguns carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Hortolândia, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) deixou muitos proprietários de imóveis na cidade indignados. Há casos em que o aumento ultrapassou 1000%. A diferença nos valores cobrados este ano, segundo a Prefeitura, se deve ao recadastramento imobiliário, feito ano passado, que analisou a situação dos imóveis como se estão em ruas pavimentadas, possuem calçadas, muros ou edificações.

Segundo a Prefeitura, conforme determina a legislação municipal, o valor do imposto é calculado sobre o valor venal do imóvel com alíquotas que variam de 0,50% a 6%, conforme situação estrutural do patrimônio. Imóveis situados em vias pavimentadas e desprovidos de muro ou calçada estão lançados com acréscimo de 50% sobre o valor do imposto. Se faltam ambos, muro e calçada, o acréscimo é de 100%. A Prefeitura informou que, neste ano, reajustou o IPTU em 6,39%, índice calculado com base no Índice geral de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses.

Os contribuintes que tiverem dúvida ou questionamento sobre o imposto devem procurar o Departamento Tributário que fica na Avenida da Emancipação, 1.560, Jardim do Bosque. O prazo para pedir a revisão dos valores termina no próximo dia 20.

Notícias relacionadas