3ª UTI
O quinto andar do Hospital de Base de Rio Preto virou um canteiro de obras em ritmo acelerado nos últimos dias. O espaço está sendo adequado para a abertura da terceira UTI na instituição voltada exclusivamente para pacientes graves de Covid-19. São 20 novos leitos.
Tempo recorde
A terceira UTI do HB deverá ficar pronta em tempo recorde, segundo o DLNews apurou. A previsão é de que o local esteja pronto para receber pacientes já na próxima terça-feira (23). Nesta semana, o governo estadual enviou 15 respiradores para o hospital, referência SUS em uma área de 107 municípios que somam quase 2 milhões de habitantes.
Internações em alta
O volume de internações, que dispararam no mês de julho, foi o que motivou a abertura de mais 20 leitos para vítimas graves do novo coronavírus. Até o dia 18, foram 88 hospitalizações. Para se ter ideia, durante o mês de maio inteiro foram 68 internações. Isso só de casos Covid-19 confirmados, sem contar os pacientes com outras síndromes respiratórias graves.
117 no total
O Hospital de Base disponibilizou 117 leitos de UTI para contratação com o governo estadual. Os leitos vão sendo liberados de acordo com a ocupação. Quando 70% estão comprometidos, um novo espaço é aberto.
Preocupante
O avanço da Covid-19 nas cidades que pertencem à DRS de Rio Preto, que ficou na Fase 2 (laranja), mas com tendência maior de regredir para a vermelha (Fase 1) do que evoluir para a amarela (Fase 3), casos as ocorrências sigam em alta, é acompanhada de perto por integrantes do governo estadual que recebem diretamente a pressão do empresariado do Interior. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi, que é de Catanduva, diz que situação preocupa porque já se percebe um “crescimento contundente”. Já o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), diz que a decisão do governador era esperada. E foi vista como um alívio.
Força hospitalar
A região de Rio Preto continua na fase 2 por causa, principalmente, da sua rede hospitalar, que é forte, puxada por instituições como Hospital de Base e Hospital Padre Albino, ligadas a faculdades de medicina e com atendimento SUS. Assim como as Santas Casas estão tendo papel relevante no atendimento público. A rede privada poderosa de Rio Preto também ajuda, e muito, nesta equação. Nos dados apresentados nesta sexta-feira (19) sobre ocupação de UTIs, a região aparece com 40%. A regional de Araraquara é a com menor taxa de ocupação: 35%.
Caos
Neste sábado, às 8h, uma coletiva de imprensa online será realizada pela Prefeitura de Catanduva, Hospital Padre Albino e Ministério Público para falar sobre a falta de medicamentos para entubação de pacientes, como relaxantes musculares e sedativos. Sem os medicamentos, poderá ocorrer um colapso no sistema de saúde da segunda maior cidade da regional de Rio Preto. Ou seja, são muitos os fantasmas a assombrar em tempos de coronavírus.