domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Aumento das tarifas bancárias chega a mais de 130%

Bancos reajustam tarifas bem acima da inflação. Os clientes estão pagando bem mais caro para efetuar saques, ver extratos, fazer transferências, consultas e pedir talão de cheques, por exemplo. É…

Bancos reajustam tarifas bem acima da inflação.

Os clientes estão pagando bem mais caro para efetuar saques, ver extratos, fazer transferências, consultas e pedir talão de cheques, por exemplo. É o que revelou uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor. A alta chega a 136% entre os serviços avulsos e a 75,2% entre os pacotes analisados.

O Idec avaliou 75 pacotes dos seis maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú e Santander e constatou que 44% ficaram mais caros.

Em muitos casos, os aumentos ficaram bem acima da inflação do período avaliado, que foi entre março do ano passado e fevereiro deste ano.

Para se ter uma ideia, só o Bradesco subiu o valor dos pacotes de serviços em 75%, valor quase dez vezes maior que a inflação. Já o HSBC aumentou a anuidade de um cartão de crédito em 136%. O Idec classifica como abusivo o aumento das taxas e considera que não há justificativas para isso.

Notícias relacionadas