Cerca de 9 mil alunos da Fundação Educacional de Fernandópolis retornam às aulas nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro. Esse número inclui os estudantes dos 32 cursos de graduação, da pós-graduação, dos cursos técnicos, do FEF Teen e da escola de idiomas Yázigi.
Só na graduação, serão aproximadamente 7.200 alunos, sendo 1.530 calouros. Dos ingressantes, cerca de 40% são de fora e virão para Fernandópolis somente para estudar na FEF.
A Fundação vai apresentar várias novidades para os alunos neste semestre. Uma delas é a proibição do trote físico. Em todos os câmpus da FEF, a Polícia Militar vai dar apoio na segurança e ajudar na manutenção da ordem. A proibição do trote violento vem acompanhada de atividades de integração entre calouros e veteranos, que deverão estimular a confraternização com paz e cidadania, deixando de lado as humilhações e banhos de tinta.
Os estudantes também precisam ficar atentos para uma mudança de câmpus para alguns cursos de graduação. A partir de segunda-feira, começam a funcionar no câmpus IV, na Av. Expedicionários Brasileiros (onde antes era a escola Yázigi), os cursos de Jornalismo, História, Geografia e Letras. No câmpus III, no Shopping Center Fernandópolis, vão ter aulas os alunos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física e Pedagogia.
Já no câmpus I, próximo ao Recinto de Exposições de Fernandópolis, funcionarão os seguintes cursos: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Matemática, Nutrição, Psicologia, Química, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia em Estética e Cosmetologia, Tecnologia em Produção Sucro-Alcooleira e Terapia Ocupacional.
Outra novidade é a ampliação do número de disciplinas incluídas no portal FEF Virtual. No segundo semestre de 2007, 50 disciplinas começaram a utilizar esse sistema como teste. O sucesso foi tanto que neste semestre cerca de 60% das disciplinas de todos os cursos da FEF já vão estar disponíveis no portal. Até o final de 2008, todas as disciplinas já deverão estar no sistema.
“Houve uma aceitação fantástica dessa nova metodologia de ensino que utiliza as novas tecnologias. Tanto que os alunos pediram que fosse aumentado logo o número de disciplinas incluídas no sistema. E o material que nossos professores criaram é tão bom que já nos foi proposto a transformação desse conteúdo online em material didático para a venda em outras instituições”, conta José Ataídes Nunes, diretor de extensão à comunidade, planejamento estratégico e desenvolvimento.
O FEF Virtual é um portal na internet, onde além de ter um contato constante com o professor, o aluno tem acesso de forma antecipada aos materiais que irão compor as aulas. Além disso, por meio deste portal, o professor pode disponibilizar uma vasta gama de materiais de complementação que auxiliarão o aluno no entendimento da matéria em estudo.
QUÍMICA
No curso de Química, os universitários também vão perceber mudanças interessantes. A FEF começa a oferecer neste semestre o curso de licenciatura em Química com atribuições tecnológicas, com conclusão em três anos.
A grande mudança consiste na habilitação do profissional para atuar em diversas áreas, além de professor do ensino fundamental e médio. Para tanto, foram incluídas disciplinas de adaptação na grade do curso, incluindo matérias como Química Inorgânica, Físico-Química, Desenho Técnico, Química Industrial, Operações Unitárias, Economia e Organização Industrial, e Higiene e Segurança Industrial.
“A grande vantagem dessa mudança é a ampliação do campo de trabalho para o licenciado e bacharel em Química. Agora, o profissional formado na FEF sai licenciado com 13 atribuições tecnológicas aprovadas pelo Conselho Regional de Química. Então, além de poder dar aulas no ensino fundamental e médio, o químico formado na Fundação vai poder atuar na área industrial, em diversos setores”, explica Francisco José Mininel, coordenador do curso de Química da FEF.
Ele lembra ainda que os alunos que ingressaram no curso em 2005 e 2006 também poderão sair com essas atribuições. Para tanto, a FEF vai oferecer as disciplinas de adaptação para essas turmas aos sábados.