Estudantes do curso de Medicina da UNIFEV criaram, recentemente, a Liga Acadêmica de Humanização.
Uma Aula Magna, realizada na noite de segunda-feira (dia 21), no auditório Vanderlei Passoni, marcou o início das atividades.
No primeiro encontro, os alunos receberam o coordenador do curso de Medicina, Prof. Me. Mauro Esteves Hernandes, a Profa. Me. Elizabete Garcia Ferreira Arroyo Marchi e a médica infectologista Profa. Esp. Regina Silva Chaves de Lima.
Aos presentes, Elizabete falou sobre o tema Comunicação de más notícias, e chamou atenção para a importância da comunicação feita de maneira correta e cuidadosa.
O coordenador do curso afirmou aos estudantes que esse é um momento fantástico na formação acadêmica e que gostaria que todos os graduandos da área tivessem a oportunidade de participar da liga. “Para nós, dar más notícias é muito ruim. Nesses casos, é preciso ser mais que profissional, é preciso ser humano”, disse.
A presidente da Liga, Akila da Silva Manzano, reiterou que a ideia é resgatar o lado humano dos médicos para que eles possam desenvolver atividades que supram as necessidades básicas do paciente. “Por exemplo, saber olhar para o paciente, conversar com ele, saber que ele está ali não só com uma doença orgânica e biológica, mas que, às vezes, precisa de alguém ao seu lado, que possa ouvi-lo e também conversar”, finalizou.
Confira, a seguir, os universitários que compõem a Liga:
Presidente – Akila da Silva Manzano
Vice-presidente – Bruno Neder
Secretária – Mariana Ranussi
Tesoureira – Juliana Morandin
Coordenador de Comunicação Social – Ana Carolina Barão e Glaucia Queiroz
Coordenadora Cientifica – Amanda Dutra