Atual campeão do Paulistão Sicredi, o Palmeiras completa 106 anos de história nesta quarta-feira (26). Uma trajetória marcada por mudanças de nome, altos e baixos, mas sem nunca deixar de mostrar que de fato é campeão, como já estava premeditado no hino do clube.
Fundado por imigrantes italianos, recebeu o nome de Palestra Itália no primeiros anos de trajetória e foi com o antigo nome que conquistou seu primeiro título paulista, em 1920, antes já havia sido vice em duas outras oportunidades (1917 e 1919). O jogo foi diante do Paulistano, e a equipe alviverde venceu por 2 a 1, com gols de Martinelli e Forte.
Em 1942, com a Segunda Guerra Mundial, a equipe teve que mudar de nome, recebendo então o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras, surgindo no cenário nacional como campeão paulista daquele ano, diante do São Paulo, episódio conhecido como “Arrancada Heróica”.
Seja como Palestra ou como Palmeiras, o clube vem de uma caminhada marcada por títulos, com 10 Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, ostentando o posto de maior vencedor de títulos nacionais no país. Na atual temporada, o elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo, maior campeão paulista da história, coleciona um início de Brasileirão mais positivo em comparação a 2018, ano em que foi campeão pela última vez. São 66,6% de aproveitamento contra 53,3%.
Com toda essa bagagem, a atual temporada marca o olhar do clube para suas categorias de base, com Patrick de Paula sendo o último a bater o pênalti sobre o Corinthians na final do Paulistão Sicredi 2020, Gabriel Veron sendo o primeiro campeão estadual que nasceu neste século e Gabriel Menino conquistando vaga de titular. Além disso, passou a investir mais no futebol feminino, trazendo jogadoras de Seleção Brasileira, como Bia Zaneratto e Camilinha, para integrar o plantel.
Atual campeão paulista, o Palmeiras concentra suas atenções na disputa do Brasileirão, Copa do Brasil, e da Libertadores, taça levantada em 1999 diante do Deportivo Cali-COL nos pênaltis, título lembrado e cantado até hoje, seja no antigo Palestra Itália ou no moderno Allianz Parque.