Foto 1: A Atriz Nair Bello em foto de março de 2001 (Alexandre Schneider/Folha Imagem)
Foto 2: As atrizes Nair Bello e Lolita Rodrigues, amigas há mais de 50 anos (Divulgação)
A atriz Nair Bello, 75, morreu hoje às 13h06 no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após cinco meses internada. Ela sofreu três paradas cardíacas no dia 11 de novembro do ano passado.
A atriz chegou a sair da UTI (unidade de terapia intensiva) do hospital, entrando em processo de reabilitação na Unidade de Cuidados Semi-Intensivos. O quadro chegou a evoluir a ponto de a atriz pronunciar algumas palavras, folhear revistas e assistir à televisão. Mas, no fim de março, ela apresentou quadro de arritmia cardíaca (irregularidade do ritmo cardíaco) e teve de voltar à UTI.
No dia 11 de novembro, Nair estava em um salão de beleza na rua Itambé, perto de sua casa, quando passou mal e desmaiou. Uma ambulância foi chamada. A equipe de resgate realizou massagem cardíaca para reanimá-la e a levou para a Santa Casa de São Paulo. De lá, foi para o Sírio-Libanês.
Um mês antes de sofrer a parada cardíaca, Nair havia retirado um tumor maligno de um dos seios. Em 2002, a atriz, fumante por mais de 60 anos, se viu com um edema pulmonar agudo e teve de passar por uma cirurgia. Depois do susto, deixou de fumar.
Carreira
Nascida na capital paulista em 28 de abril de 1931, Nair Bello Souza Francisco começou sua vida profissional na extinta rádio Excelsior em 1949. Tinha então 18 anos. Trabalhou também na rádio Record, mas sua carreira não se limitaria ao trabalho de locutora e atriz comediante de rádio.
Dois anos depois de seu início, estreou no cinema em “Liana, a Pecadora” (1951), filme em que contracenou com a grande amiga Hebe Camargo. O teatro conheceria Nair anos mais tarde, em 1976, em “Alegro Desbum”, peça de Oduvaldo Vianna Filho.
Mas o sucesso veio mesmo com a TV. Nair começou como garota-propaganda e participou de diversas novelas e minisséries. Um de seus personagens de destaque foi o de Dona Santa, na minissérie homônima exibida pela Band em 1982.
Na Globo, sempre interpretou personagens de humor, como Dona Gema (“Perigosas Peruas”, 1992), Carlotinha (“Torre de Babel”, 1998), Pierina (“Uga Uga”, 2000), Dolores (“Kubanacan”, 2003) e a viúva Lake (“Bang Bang”, 2006). A atriz participou ainda de “Vira-Lata” (1996) e “O Mapa da Mina” (1993), entre outras novelas.
Antes de ser internada, Nair interpretava Dona Santinha no humorístico “Zorra Total”, da Globo. A atriz estava escalada para a novela das sete da Globo, “Pé na Jaca”. Devido a seu estado de saúde, foi substituída por Arlete Salles.