Morreu neste sábado (8), aos 88 anos, a atriz Chica Xavier. Ela estava internada no Hospital Vitória, zona oeste do Rio de Janeiro, e tratava de um câncer de pulmão. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier, que deixou uma mensagem em homenagem à avó em seu Instagram.
“Quando pequeno eu tinha dificuldade de entender porque as pessoas queriam tanto chegar perto dela. Ela era minha avó. Para os outros ela era Chica Xavier: uma das maiores artistas do país. Quando cresci compreendi o seu tamanho. Percebi que teria que dividi-la com o mundo. Hoje recebi centenas de mensagens de carinho. Agradeço imensamente. Quero celebrá-la. Vó Chica foi o ser mais incrível que vi passar pela Terra. Quem a conheceu sabe queria não era desse planeta. Ontem ela se despediu de mim. Disse “até amanhã” com certo esforço. Agradeci por ter nascido nesta família, por ter seu sangue correndo em mim, por ter cuidado de mim e de tantos outros, por ter me ensinado a amar. Viva Chica Xavier! Viva sua história! Hoje é dia de festa no Orun”, escreveu.
A atriz ficou conhecida principalmente por suas interpretações nas novelas Sinhá Moça e Renascer, mas atuou em muitas outras tais como Dancin’Days (1978), Pátria Minha (1994), Cara & Coroa (1995), O rei do gado (1996) e Força de um Desejo (2012).
Chica nasceu em Salvador, na Bahia. Ao longo de seus 60 anos de carreira, foi um dos ícones da televisão e da cultura brasileira.