O ator Ilya São Paulo morreu na terça-feira (31), em casa, no Rio. A informação foi divulgada pelo ator Anselmo Vasconcelos nas redes sociais. Segundo ele, o ator de 59 anos foi encontrado morto em casa pela mulher, a também atriz Claudia Provedel.
Vasconcelos, que foi professor de Ilya na Escola de Teatro Martins Pena, no Centro do Rio, não informou a causa da morte. Na postagem, ele disse apenas que o ator estava debilitado, e que tinha passado muito tempo internado no Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul da cidade, com uma grave ferida no ombro.
Ilya era o irmão mais velho do também ator Irwing São Paulo, que morreu em 2006. Irwing morreu aos 41 anos, em decorrência de uma pancreatite. Eles eram filhos do já falecido cineasta Olney São Paulo.
O último trabalho de Ilya São Paulo foi na novela “Amor de mãe”, em 2020, onde fez uma participação especial como a personagem Juarez Silva.
Como ator, estreou em 1992, na novela “Perigosas peruas”. Três anos depois, interpretou Jerônimo Coragem, um dos três protagonistas do remake de “Irmãos Coragem”. Ilya trabalhou em 27 novelas e em outras produções de TV, como “A casa das sete mulheres” e “Amazônia” . Também atuou em 12 filmes no cinema, tendo estreado ainda menino em 1974, em “O amuleto de Ogum”.
Nas redes sociais, amigos lembraram de Ilya e prestaram homenagens, como a atriz Beth Goulart.
“Partiu muito cedo, como foi também o caso de seu irmão Irwing São Paulo. Que Deus o ilumine em sua nova dimensão espiritual e fortaleça sua família. A vida é um sopro, valorize sua vida e quem você ama, às vezes ela passa rápido, ninguém sabe qual é o tempo de nossa passagem por aqui”, disse a atriz.
A atriz Dira Paes, que atuou com Ilya em “Irmãos Coragem”, também prestou homenagens.
“Que triste e prematura perda. Ilya era uma pessoa muito incrível, um profissional calmo, detalhista, um músico precioso, um estudioso da arte. Tivemos grandes momentos juntos em Irmãos Coragem. Descobrimos nessa parceria, como era fazer uma novela com personagens tão grandes e potentes. Foi muito especial ter compartilhado com ele esse romance entre Potira e Jerônimo. Descanse em paz, meu amigo!”, escreveu a atriz.
A também atriz Ingra Liberato relembrou os antigos laços afetivos entre suas famílias, de seu pai Chico Liberato e sua irmã Alba Regina , com os pais de Ilya, Maria Augusta e Olney São Paulo, cineastas.
“Me lembro da irmandade entre nossos pais e sempre nutri um sentimento de carinho por Ilya e também por seu irmão Irwyng São Paulo. Nossos pais criaram laços que ressoam até hoje em meu coração. Que Ilya seja guiado pelos seres de luz no novo ciclo de sua evolução.Vibrando amor e reconhecimento do seu valor como artista e pessoa”, disse Ingra.