O ator Rafael Cardoso concordou em pagar uma multa equivalente a dois salários mínimos (R$ 3.280) para encerrar o processo em que era acusado de agredir um idoso. O acordo foi proposto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como forma de encerrar o processo por lesão corporal. O MPRJ ofereceu a opção de pagar a multa ou cumprir quatro meses de serviço comunitário.
A agressão ocorreu em fevereiro deste ano na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A vítima, João Brito, de 64 anos, é gerente de um bar na avenida Lúcio Costa. Em entrevista ao programa Domingo Espetacular da Record, ele relatou que o ator o agrediu com chutes e socos na barriga e no rosto. Parte das agressões foi capturada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Após ser contido por funcionários, o famoso fugiu do local.
Rafael Cardoso assumiu que praticou o crime. Na época, a assessoria de imprensa que o representa alegou que ele estava sob efeito de medicação no momento da confusão, mas pontuou que “isso não justifica o erro”. A quantia de R$ 2.824 paga pelo famoso será doada a uma instituição de proteção aos animais.