segunda, 25 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Atletas de Fernandópolis se destacam na primeira etapa da Corrida Inclusiva

O dia 20 de outubro vai ficar marcado na vida de quatro atletas da ADVF (Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis), que na madrugada do último domingo seguiram viagem para…

O dia 20 de outubro vai ficar marcado na vida de quatro atletas da ADVF (Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis), que na madrugada do último domingo seguiram viagem para Novo Horizonte, onde participaram, acompanhados por seus guias, da Corrida Inclusiva ETAPA I, evento organizado pela Federação Paraolímpica de Desportos para Cegos.

Em meio a mil inscrições feitas no campeonato, os três primeiros colocados na corrida de cinco quilômetros foram os atletas da ADVF de Fernandópolis, que subiram no pódio para serem premiados.

Mesmo tendo se machucado do treino da semana, Valdeci de Lima (deficiente) com o Guia Marcos Vinicius, conquistaram o 1º lugar; Otamar de Jesus (deficiente) com o guia Profº Diego Lima o 2º Lugar e Cilso André (deficiente) com o guia Profº Pedro Frigério o 3º lugar.
Com a boa atuação dos atletas de Fernandópolis, o município se destacou entre os demais e mesmo sem patrocinadores os esportistas superaram expectativas, estando entre os melhores da competição.

Em busca de apoio

Para participar da Corrida Inclusiva, a Associação dos Deficientes Visuais buscou apoio e solidariedade dos voluntários que ajudaram com doações de tênis, treinos na academia, alimentação, combustível e incentivo.

Para a diretoria da entidade, o momento é de gratidão a todos os colaboradores e de comemoração pela conquista dos atletas. A luta agora é para que se consigam patrocinadores que apoiem os atletas, a fim de que os mesmos possam continuar representando a Associação, bem como o município, em demais competições agendadas e na segunda etapa da Corrida que acontece no mês de dezembro, em Mogi das Cruzes, estando os atletas de Fernandópolis já classificados.

O atletismo para pessoas portadoras de deficiência visual

A ideia de criar uma organização que pudesse coordenar o esporte para cegos no Brasil surgiu em 1980, quando se realizaram os Jogos das APAEs no Sul do país. Mas foi em 1981, no Campeonato Nacional de Desportos para Deficientes Físicos, em Curitiba – PR, que o projeto amadureceu. Nos anos de 1982 e 83 diversos campeonatos de futebol para cegos foram disputados, acelerando assim a fundação da CBDC.

Em 19 de janeiro de 1984, em uma sessão do Conselho Nacional de Desportos (CND), ocorreu a Assembléia definitiva para efetivação da entidade.
Atualmente, são de responsabilidade da CBDC (Confederação Brasileira de Desportos para Cegos) a gestão e o desenvolvimento de seis modalidades esportivas: atletismo, futsal, goalbaIl, judô, natação e xadrez.

Este trabalho é desempenhado em diversas frentes como participação e conquista de campeonatos internacionais; promoção de um calendário nacional de competições; treinamento e reciclagem de profissionais; efetivação de parcerias com o poder público, iniciativa privada, instituições de ensino e outras organizações da sociedade civil e um trabalho intenso na mídia.

Essas ações possibilitam a inclusão social de várias pessoas ao difundir a prática esportiva pelos cegos em diferentes partes do Brasil, viabilizando assim a inserção destes atletas no calendário internacional.

Notícias relacionadas