A tocha da Olimpíada do Rio de Janeiro chegará a Brasília (DF) nesta terça-feira e o organização dos Jogos de 2016 divulgou neste domingo quem serão seus primeiros condutores.
Entre os nomes, destacam-se os do surfista Gabriel Medina, do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima e da jogadora de vôlei Fabiana Claudino, que terá a honra de ser a primeira a desfilar com a chama no Brasil.
São indicados a conduzir a tocha qualquer nome de dentro ou fora do esporte que tenha uma história inspiradora. Apesar de o surfe não fazer parte da Olimpíada, Medina foi escolhido por ter sido o primeiro brasileiro campeão mundial do esporte, em 2014. Vanderlei, por sua vez, é medalhista de bronze da maratona e um dos poucos agraciados com a Medalha Pierre de Coubertin, fornecida pelo COI como prêmio por seu espírito olímpico na prova de Atenas-2004. Na ocasião, o brasileiro liderava a prova quando foi atacado por um padre irlandês que invadiu a pista. Ele se recompôs, seguiu na prova e terminou a maratona na terceira colocação.
Fabiana, por sua vez, é bicampeã olímpica e tentará o tricampeonato em casa. Além destes, também participarão do revezamento Adriana Araújo (pugilista medalha de bronze em Londres-2012), Paula Pequeno (bicampeã olímpica de vôlei ao lado de Fabiana), Gabriel Hardy (carateca de 16 anos de idade) e Ângelo Assumpção (ginasta da seleção brasileira que foi vítima de racismo de integrantes de sua própria equipe, em maio de 2015 – na ocasião, os ginastas Arthur Nory, Felipe Arakawa e Henrique Medina foram flagrados fazendo piadas de cunho racista com o colega e foram punidos com suspensão de um mês pela seleção brasileira).
Entre os não-atletas estão confirmados Artur Ávila Cordeiro de Melo (matemático), Aurilene Vieira de Brito (educadora) e Hanan Khaled Daqqah, uma refugiada síria de apenas 12 anos de idade. Na última semana já haviam sido anunciados outros nomes para o revezamento no Distrito Federal, como o do ex-atleta Joaquim Cruz e de Lúcio, ex-jogador da seleção brasileira e pentacampeão mundial em 2002. A tocha ainda deverá percorrer mais de 300 cidades até chegar ao Rio, onde, no dia 5 de agosto, acenderá a pira olímpica.
A tocha, que foi acesa em Olímpia, na Grécia, no último dia 21, passou pelo Museu Olímpico em Lausanne, na Suíça, neste fim de semana e chegará a Brasília na manhã desta terça. O desfile da tocha terá início às 10h30 (de Brasília), com volta pela Esplanada dos Ministérios, e percorrerá cinco regiões administrativas até se encerrar, já de noite, com uma celebração próxima a Biblioteca Nacional.
A lista dos primeiros condutores (em ordem):
Fabiana Claudino
Artur Ávila Cordeiro de Melo
Gabriel Hardy
Ângelo Assumpção
Aurilene Vieira de Brito
Hanan Khaled Daqqah
Adriana Araújo
Gabriel Medina
Paula Pequeno
Vanderlei Cordeiro de Lima