domingo, 20 de abril de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Atividade externa com grupo da Melhor Idade promove autonomia e protagonismo social em Pedranópolis

Os grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Melhor Idade de Pedranópolis e dos distritos de Santa Izabel do Marinheiro e Dulcelina participaram recentemente de uma atividade externa promovida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). A ação teve como foco proporcionar vivências que valorizem as experiências de vida dos participantes, estimulem sua autonomia e fortaleçam o protagonismo social dos idosos.

A iniciativa integra as estratégias de atuação preventiva desenvolvidas pela equipe técnica do CRAS, que atua diretamente na promoção dos direitos das pessoas idosas e na prevenção de situações de vulnerabilidade social. Por meio de momentos de lazer, integração e troca de saberes, os participantes são incentivados a manter uma vida ativa, com mais qualidade e autonomia nas decisões do dia a dia.

A coordenadora do CRAS (ou outro responsável, se quiser incluir fala), destacou a importância da ação: “Atividades como essa fortalecem os vínculos entre os participantes e reforçam a autoestima e a autonomia, elementos fundamentais para um envelhecimento saudável”.

A proteção social da pessoa idosa é uma responsabilidade coletiva que precisa estar no centro das políticas públicas. Oferecer espaços de convivência e serviços que garantam dignidade e segurança no envelhecer é um compromisso que precisa ser constantemente reafirmado.

Com ações como essa, Pedranópolis reafirma seu compromisso com o bem-estar da população idosa, promovendo o convívio social, a cidadania e o respeito à história de vida de cada um dos participantes.

Notícias relacionadas