Os atentados contra policiais, viaturas e prédios públicos cometidos por criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) diminuíram em todo o Estado, inclusive em Catanduva, que há dois dias não registra nenhuma ocorrência grave. Mesmo assim, os órgãos policiais continuam em estado de alerta até amanhã, promovendo diligências periódicas nos bairros onde existe alto índice de criminalidade.
Os policiais militares e civis, em conjunto com os guardas civis municipais, montaram um plano de trabalho como forma de barrar os criminosos e, conseqüentemente, deixar a cidade segura. Todos eles estão espalhados nas ruas com coletes à prova de bala e armados.
“As equipes estão reforçadas e em estado de alerta desde a última quarta-feira. As delegacias e Plantão Policial, interditados. Na segunda-feira faremos uma avaliação de todos os fatos ocorridos na semana para sabermos quais medidas serão tomadas. Vamos aguardar ordens superiores, que irão orientar nossos próximos passos quanto ao reforço policial”, esclareceu o delegado seccional Edson Ermenegildo.
A população, nesse momento de apreensão, deve manter a calma e denunciar qualquer anormalidade. “Os policiais e guardas têm de enfrentar o perigo para proteger a população. Esta não precisa se apavorar, já que Catanduva mantém-se calma. Como maneira de contribuir, a sociedade civil pode denunciar qualquer ato estranho, como veículos com placas de fora em alta velocidade”, apontou Roberto Vicente Crivelaro, comandante da Guarda Civil, que comentou que não é descartado novos ataques da facção em nossa região. “Os mentores do PCC cobram o remanejamento de alguns presos da penitenciária de Araraquara. Se as autoridades não aceitarem o pedido, novos ataques poderão ocorrer”.
A principal ordem dos policiais é vistoriar todo e qualquer veículo com placa de outra cidade e com mais de quatro ocupantes.
Por precaução, ônibus circulam somente até às 20 horas hoje e domingo
Os ônibus circulares da viação ‘Cidade de Catanduva’ vão circular até às 20 horas hoje e amanhã. Devido ao ataque em um ônibus da empresa na noite da última quarta-feira, no Residencial Pachá, a viação resolveu reduzir o horário de funcionamento dos circulares para se prevenir de possíveis ações criminosas.
Na segunda-feira (dia 17), informou um dos fiscais da viação ‘Catanduva’, haverá uma reunião para definir o horário dos ônibus para a próxima semana.
O jornal Notícia da Manhã procurou na tarde de ontem um dos responsáveis pela viação Catanduva para comentar a situação do ônibus incendiado.
Descontente, afirmou que não tinha autorização para falar sobre o ocorrido e que não sabia se o veículo destruído possuía seguro.
Adolescente atira bomba em restaurante da rua Treze de Maio durante madrugada
Uma bomba ‘mil’ foi atirada em um restaurante localizado na rua Treze de Maio, região central, na madrugada de ontem. A explosão danificou o vidro da porta principal e assustou os moradores. A Polícia Civil acredita que a ação não está relacionada ao PCC, mas de alguém que se aproveitou da situação para cometer o ato.
Segundo testemunhas, um jovem estacionou seu veículo, jogou a bomba e saiu com o carro em disparada. A Polícia Técnica recolheu amostras do material queimado para perícia, e o laudo deve sair em 30 dias.