


Um ataque cibernético atingiu o servidor da Prefeitura de São José do Rio Preto na manhã desta quinta-feira (5), comprometendo todos os sistemas da Administração Municipal. A área da Saúde foi a mais afetada, gerando lentidão e filas no atendimento à população.

A Empresa Municipal de Processamento de Dados (Empro), responsável pela tecnologia da informação da Prefeitura, informou que os sistemas foram imediatamente isolados após a identificação do ataque. A empresa já iniciou o processo de restauração com base em backups e afirma que os bancos de dados não foram comprometidos. Autoridades especializadas em crimes cibernéticos estão acompanhando o caso.
Impactos Diretos na Saúde e Outros Serviços
Com o sistema fora do ar, os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo realizados de forma manual, o que tem causado lentidão e a formação de filas. O telefone de emergência do SAMU está temporariamente indisponível, dificultando a prestação de socorro em casos urgentes.
No laboratório municipal, apenas exames de urgência estão sendo realizados. Consultas e exames eletivos foram suspensos e serão reagendados assim que os sistemas forem restabelecidos. A Secretaria de Saúde orienta que a população procure as UPAs apenas em casos de urgência e emergência e aguarde contato oficial para novo agendamento de procedimentos.

Outros setores também foram afetados. A Secretaria de Obras informou que o sistema Aprova Digital, usado para protocolos de regularização de obras e emissão de licenças, está fora do ar. Já a Guarda Civil Municipal teve seu telefone 153 desativado temporariamente. A população deve usar o número (17) 3211-6399, opção 1, para emergências.
A Empro destacou que enfrenta mais de 12 mil tentativas de ataque por dia, que geralmente são bloqueadas com sucesso. No entanto, o incidente desta quinta-feira conseguiu ultrapassar as barreiras digitais e comprometer a operação da Prefeitura.
