O atacante Karim Benzema, do Real Madrid, conquistou nesta segunda-feira (17) pela primeira vez o prêmio Bola de Ouro, tradicional honraria entregue pela revista France Football. Principal jogador do clube merengue nos últimos anos, o francês foi artilheiro e campeão da Champions League e do Campeonato Espanhol, em 2022.
Karim Benzema era naturalmente o grande favorito na cerimônia da Bola de Ouro. Em setembro, a Uefa o elegeu como melhor jogador da temporada europeia. Agora, a expectativa é que o atacante do Real Madrid possa fechar a trinca de premiações com o troféu The Best, entregue pela Fifa.
O segundo lugar ficou com Sadio Mané, do Liverpool, enquanto De Bruyne, do Manchester City, fechou o pódio. O melhor brasileiro na premiação foi Vinícius Júnior, em oitavo lugar.
De 2008 a 2022, esta é a segunda vez que a Bola de Ouro não foi vencida por Messi ou Cristiano Ronaldo. Em 2018, o croata Modric venceu a honraria da France Football. Nesta edição, Cristiano Ronaldo ficou apenas na 20ª colocação, e Messi nem sequer entrou no top 30.
Alexias Putellas conquista o bi entre as mulheres
Vencedora da premiação em 2021, a espanhola Alexias Putellas, craque do Barcelona, conquistou a Bola de Ouro entre as mulheres. Com mais este prêmio, a meia-atacante se tornou a maior vencedora na categoria, que existe desde 2018. A norueguesa Ada Hegerberg e a estadunidense Megan Rapinoe possuem uma Bola de Ouro cada.