O asteroide 99942, apelidado de “Apophis”, tem 375 metros de diâmetro e vem se aproximando da Terra recentemente. O objeto rochoso foi batizado com o nome por ser uma referência a um deus egípcio do caos e da destruição.
O Apophis é maior do que a Torre Eiffel, que possui 324 metros, e passará a uma distância de 32 mil quilômetros do planeta. O fenômeno poderá ser visto em parte da Europa, da África e da Ásia em 2029, mas não há risco de colisão com a Terra, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).
Os asteroides são pequenos planetas que orbitam o Sol mas não são grandes o suficiente para serem considerados planetas. Os asteroides podem ter tamanhos diferentes, variando entre alguns metros e centenas de quilômetros. Por isso, o Apophis é considerado raro e cientistas apontam que um objeto como esse só passa próximo da Terra a cada 10 mil anos.
A passagem do Apophis será observada pela missão Ramses, uma sonda espacial que acompanhará o objeto para coletar dados que serão utilizados nas pesquisas sobre ameaças vindas do espaço e estudos sobre a identificação de outros asteroides.